Teatro do renascimento:
- Comédia dell’art:
Para entender o teatro de improvisações do renascimento Italiano, é necessário também conhecer como ele surgiu.
Provavelmente o mesmo sofreu muita influência do teatro Romano, como o Mimo, a atellana e a satura lanx. No entanto, existem pouquissimas informações sobre este teatro, pois as documentações desta época são escassas.
– MIMO: representação de puro gestos. Com o passar dos anos, foi introduzido falas em alguns dos trechos. Isto surgiu a partir da necessidade dos atores de explicar e comentar a pantomima e de colocar também algumas piadas que agradava o público. No mimo, também, há o uso das máscras, no entanto, de forma diferente do que as gregas, que serviam para indicar gênero da peça, ou categoria social. As máscaras romanas eram individuais, e serviam para definir o tipo e, algumas vezes, até deixar reconhecível o ator. Ou seja, serviam para resumir determinada característica humana e era apresentada sempre com o mesmo tipo físico. As máscras mais antigas que se têm registro do Teatro Romano são:
*Pappus: velho ridículo e namorador de mocinhas;
*Maccus: o avarento;
*Baccus: beberrão;
*Baldus: fanfarrão.
– ATELLANA: curta peça, do gênero da farsa. Fazia sátira da atualidade política, sua especialidade. Por tanto, embora escrita, muito do que se escreve são apenas cenários, deixando o espetáculo em cima.principalmente, da improvisação dos atores. Apresentava história linear, rápida, de fácil compreensão e servia de sátira da atualidade.
– SATURA LANX: curta peça de dança.
(CONTINUA…)
___________________________________________________________________________________________
Sinopse:
Seguindo a trilha dos surpreendentes escritos dramáticos do pintor espanhol Pablo Picasso, o Grupo Barraquatro dá continuidade à pesquisa de linguagem iniciada no espetáculo “Projeto 1: Desejo”.
Nesta segunda etapa o grupo brinca com os limites entre sonho e realidade, brincadeira esta que se torna um instrumento através do qual o mundo construído pelos cinco atores é revelado. Durante esta incursão em um mundo de tempo e espaço não lineares estendemos ao público nossa própria questão: Como são seus sonhos?
Quando? De 04 a 25 de Novembro (sempre às Quartas-feiras)
Horário? 12h30min e 19h30min
Onde? Campus Central da UFRGS (Sala Qorpo Santo)
Entrada Franca
Texto: Inspirado no texto “As Quatro Meninas”, de Pablo Picasso.
Com Carolina Pommer, Daniela Dutra, Juliana Morosini, Kaya Rodrigues e Thiago Pirajira e direção de Júlia Rodrigues.
___________________________________________________________________________________________
A MAIS FINA FLOR:
A fina flor propõem ao ao espectador um lúdico encontro com Claudete e Maria Helena, duas senhoras que com muita alegria recebem o público em uma já esperada visita em que revivem as glórias de um passado passado remoto. Ao longo dessas lembranças são reveladas situações íntimas de suas vidas onde realidade e fantasia, passado e presente, se confundem.
As personagens percorrem esses tempos tendo na outra uma cúmplice, um lugar onde dividir a dor e somar a ilusão. Buscam encontrar, ou até mesmo perder, suas referências dentro de uma questão que permeia todo o espetáculo: a existência, a mais fina flor.
Quando? 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de novembro
Horário? 20h
Onde? Sala Alziro Azevedo (Av Salgado Filho, 340 – Centro)
A fina flor propõem ao ao espectador um lúdico encontro com Claudete e Maria Helena, duas senhoras que com muita alegria recebem o público em uma já esperada visita em que revivem as glórias de um passado passado remoto. Ao longo dessas lembranças são reveladas situações íntimas de suas vidas onde realidade e fantasia, passado e presente, se confundem.
As personagens percorrem esses tempos tendo na outra uma cúmplice, um lugar onde dividir a dor e somar a ilusão. Buscam encontrar, ou até mesmo perder, suas referências dentro de uma questão que permeia todo o espetáculo: a existência, a mais fina flor.
Quando? 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de novembro
Horário? 20h
Onde? Sala Alziro Azevedo (Av Salgado Filho, 340 – Centro)
Deixe um comentário