Juventude

Protesto:

O Bispo Dom Manuel Edmilson da Cruz recusou a homenagem do senado como forma de protesto ao aumento salarial de 62% dos políticos. Ele disse que este aumento é equivalente a um crime de morte.

Em entrevista para o site Terra afirmou que

Esses milhões que eles tiram da saúde estão matando gente – justifica em entrevista a Terra Magazine.

Dom Edmilson foi convidado a receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, que foi entregue pela primeira vez no Senado. Aos 86 anos, ele explica por que encarou a viagem só para dar bronca nos senadores:

Se eu não fosse, não haveria o que houve. Não haveria uma palavra representando todo o povo brasileiro.

Numa conversa em que o bispo até parou para ler trechos da Bíblia, ele comenta que já se motivou a protestar contra outros casos de corrupção que saíram na imprensa.

O caso do Paulo Maluf, por exemplo. É um celerado (sinônimo de criminoso). Eu não julgo a pessoa, pode ser até um santo filho de Deus, mas o que ele faz… Não é só de um cinismo. É celerado aquilo ali.

Confira a entrevista na íntegra: aqui.

_____________________________________________________

33ª Romaria da Terra:

Protesto contra a ofensiva encabeçada por partidos de direita que pretendem anular o decreto  Decreto 4487/2003 – por meio do qual é reconhecida uma comunidade quilombola.

Cerca de cinco mil pessoas participaram da 33ª edição da Romaria da Terra, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (16/2). Sob o lema “Quilombos:Terra, Trabalho e Inclusão”, a romaria de 2010  enfocou o lançamento de uma agenda de mobilização pela titulação dos territórios quilombolas.

No palco que se tornou inter religioso, se encontraram a babalorixá Carmem, os bispos D.Hélio Rubert( Santa Maria),D.Sinésio Bohn( Santa Cruz do Sul), D. Gilio Felicio ( Bagé),D. José Mario Stroeher( Rio Grande),Irmã Lourdes Dill do projeto Esperança,representantes dos quilombos e o prefeito municipal Cezar Shimer (PMDB).
Após as saudações da babalorixá Carmem,da representante dos quilombos,do prefeito Cezar Shimer e de D. Hélio Rubert, teve uma linda encenação apresentado por representantes dos movimentos quilombolas urbanos e rurais de Santa Maria.
A via sacra do povo começou em sentido ao Parque,com quatro paradas,onde milhares de romeiros e romeiras,meditaram e rezaram sobre o sofrimento dos pobres da terra,do povo negro,sobre o extermínio de jovens pela violência e, também, pelos sinais de ressurreição como a organização popular, simbolizado, nesta romaria, pelo Projeto Esperança. No trajeto foram lembrados os mártires como o sem terra Elton Brum da Silva,Zumbi,Ir.Dorothy Stang e Ir Adelaide Molinari. Em frente a procissão foi um grupo de capoeirista e no meio a cruz que foi carregada por todos os romeiros.
No santuário foi rezada a Santa Missa por D. Alessandro Ruffioni, D.Hélio Rubert, D.José Mario, D.Sinésio Bohn, a leitura do evangelho foi feita pelo Pe. Eleutério Conrado Junior e a pregação a cargo de D. Gilio Felicio (único bispo negro do Rio Grande do Sul) e co-celebrada por um bom número de padres, foi lida a carta da CNBB em apóio e defesa dos quilombolas.

Representantes de comunidades de quilombolas de todo o estado do Rio Grande do Sul estiveram presentes na romaria para denunciar o descaso nas esferas municipal, estadual e federal quanto à implementação de políticas públicas e à titulação de seus territórios. Eles também protestaram contra contra a ofensiva encabeçada por partidos da direita que pretende anular o Decreto 4487/2003 – por meio do qual é reconhecida uma comunidade quilombola. Das 184 comunidades existentes no Rio Grande do Sul, somente seis estão em processo de regularização. A demora tem acirrado os conflitos e muitas lideranças quilombolas são ameaçadas de morte, presas, perseguidas e assassinadas.

(Fonte: Pastoral Operária; MST)

A 34ª Romaria da terra acontece neste ano de 2011, em Bagé, no dia 8 de Março.

Tendo em vista, que a Romaria da Terra tem por tradição vincular seu tema ao da Campanha da Fraternidade, e motivados pelo vídeo Mudanças Climáticas e Justiça Social, a equipe decidiu que o tema da 34ª edição da Romaria da Terra será “Do Clamor da Terra a Esperança da Vida”. Além disso, também ficou definido que o local de realização da Romaria será o Assentamento Roça Nova, situado no município de Candiota, sede da Bionatur.

(Fonte: Informativo da Igreja do RS)

_____________________________________________________________

Campanha nacional contra violência e o extermínio de Jovens!

________________________________________________________________

(Em 07 de Setembro de 2010)

Hoje é a data nacional do Brasil, onde se comemora a independencia do país. Independencia que dado o poder das grandes corporações sobre a economia dos países faz com que a o termo “independencia”seja relativizado. Por isso a luta pela libertação continua. Assim como fazem a 16 anos, os movimentos sociais do Brasil realizam o “Grito dos Excluídos”, um ato político que tem o objetivo de mostrar que, malgrado as conquistas sociais obtidas nos últimos anos, o país ainda é um dos mais desiguais do mundo, onde uma minoria de 1% mais ricos detén mais de 50% da riqueza produzida, enquanto os mais pobres ficam com apenas 5%. Onde apenas 6% são propietários dos meios de produção e o trabalho assalariado que aumenta com o crescimento econômico paga os piores salários é precarizado e cada vez mais flexibiliza direitos. A luta, portanto, é pela garantia e ampliação de direitos para os trabalhadores, aprofundamento da democracia ( combatendo a ditadura dos meios oligopolizados de comunicação); socialização da riqueza produzida por todos e todas( com processos avançados de democracia econômica a partir do controle dos meios de produção por parte dos trabalhadores organizados). Estes são alguns dos desafios que permanecem na pauta dos lutadores sociais do século XXI.

(Por Paulo Marques)

___________________________________________________________

Povo sem vez e sem voz
Com fé, esperança atua
Todo ano vai à rua
Gritar para ser ouvido

O Grito é um espaço de participação
livre e popular, onde os movimentos sociais, pastorais socias, ONGs e
entidades querem chamar a atenção da sociedade para as desigualdades
sociais no Brasil, ao mesmo tempo que trazem o anseio por mudanças.

Quando e onde? 7 de setembro, em Porto Alegre

Que horas? A concentração será a partir das 8h30min, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. Segue, após, pela Borges de Medeiros e com encerramento na Redenção.

As Pastorais da Juventude e o Levante Popular da Juventude, na parte da tarde, a partir das 13h30min, noPão dos Pobres (Rua da República, 801 – Cidade Baixa) promoverão oficinas pautando a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio da Juventude!

_______________________________________________________

_

Seminário PJs do RS  em Marcha contra a violência nas situações de trabalho.

Quando: antecedendo a Romaria da Terra, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Onde: Centro de Referência de Economia Solidária “Dom Ivo Lorscheiter”

Rua Heitor Campos, s/nº – Santa Maria – RS.

Quanto: contribuição de 5 reais por jovem.

Como: o alojamento do Seminário vai funcionar em forma de acampamento, por isso traga sua barraca para você e seu grupo.

O que trazer: barraca, prato, caneca, talheres, material higiênico, bíblia, material de anotação, instrumentos musicais, e vontade de lutar contra a violência!!

Deslocamento: Há possibilidade de ônibus mediante agendamento do seu grupo com os responsáveis pelo deslocamento. Entre em contato com Maísa pelo cel (051) 91885159 ou pelo e-mail maisapje@yahoo.com.br, ou com Vencato pelo fone (051) 92244195 ou pelo e-mail felipevencato@yahoo.com.br .

2 Respostas to “Juventude”

  1. Adriana Corrêa 2 de janeiro de 2011 às 13:41 #

    Nossaa kyky.. muito legal o teu blog!!! Tu atualiza com bastante frequencia???

    Adorei!!! Vo vim da uma olhada sempre… ta hiper diversificado com Teatro, as assuntos da Psico, as coisas da juventude!! Bah muito legal!
    Já coloquei na lista de blog que eu recomendo.. entra lá no meu pra da uma olhada tb!
    Bju´s

    • Kyky 2 de janeiro de 2011 às 13:45 #

      Oi, Adrrriiii!
      Costumo atualizar com alguma freqüência, sim.
      Agora nas férias que dei uma parada. Mas volto!
      Beijoooo!

Deixe um comentário