Eventos

_______________________________________________

O M.A.P.A- prédio 255:

Saiba mais

________________________________________________________

*Horas complementares válidas para alunos da Psicologia da PUCRS.

____________________________________________________________

O DESEJO

Pablo Picasso

Carrego estas marcas em meu corpo, elas estão vivas, gritam e cantam e me impedem de tomar o trem das oito e quarenta e cinco

Partindo do texto O Desejo Pego Pelo Rabo de Pablo Picasso, recorrendo também ao legado artístico e histórico do autor, o grupo Barraquatro inclui à sua montagem textos de Clarice Lispector e Frederico Garcia Lorca para construir uma nova dramaturgia.

Projeto 1: Desejo é calcado no jogo dos atores, através da exploração de noções de presença cênica e improvisação, em busca de um ator-jogador e da não representação psicológica de personagens, flertando às vezes com a performance. Para evidenciar este jogo, o espaço é vazio e a cenografia simples e econômica: três cadeiras e três bancos de madeira que se transformam sob o olhar do público, sem contar com acortinados ou coxias.

Através deste jogo o espetáculo propõe-se a brincar com a sensoriedade do espectador, valendo-se da construção de imagens, de ambientes sonoros, iluminação e trilha sonora precisas e cuidadosamente escolhidas.

Abordando as necessidades básicas do homem – da fome ao amor – através do jogo entre ator e espectador, o espetáculo explora o universo do desejo, no qual também se inserem os nossos desejos de experimentação cênica enquanto estudantes de Teatro e artistas em (trans)formação.

SINOPSE

Na pista do inesperado texto de Pablo Picasso, o grupo Barraquatro dá formas ao espaço invisível das nossas necessidades primeiras. Seis mulheres, um homem, um mesmo espaço e as relações provenientes desta situação. O jogo entre os atores preza a vivacidade da ação e conduz o espetáculo. A montagem vale-se da construção de imagens e ambientes a partir do uso de elementos ora oníricos, ora extremamente concretos – como o fogo e a água – para completar-se no imaginário do espectador. Nas trajetórias entre a fome e o amor, o grupo inicia também um caminho em busca de identidade e linguagem. Bom apetite!

Todas as Quartas de Setembro, 22h, no Ocidente.

______________________________________________________________________________

PET CINEMA (PUCRS):

________________________________________________________________________________

Didá-Ará – I Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: comunidades tradicionais de terreiro integrando saberes, fortalecendo vínculos e construindo o SUS

Lideranças de diferentes tradições de matriz africana de todo o país, organizações governamentais e não-governamentais, pesquisadores e especialistas da área da Saúde estarão reunidos no Didá-Ará – Primeiro Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: comunidades tradicionais de terreiro integrando saberes, fortalecendo vínculos e construindo o SUS, de 26 a 29 de janeiro de 2010. O evento, que integra a programação do Fórum Social Mundial, tem por objetivo dar visibilidade aos saberes tradicionais dos terreiros na construção de estratégias de interlocução entre estes espaços sagrados e o Sistema Único de Saúde.

Didá-Ará é um termo da língua Yorubá que, em tradução livre, significa “saúde integral” traduzindo a idéia do encontro proposto pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo RS, Comunidade Terreira Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodô e Grupo de Pesquisa Processos e Organizações dos Pequenos Grupos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS, patrocínio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

EVENTO: Didá-Ará – I Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: comunidades tradicionais de terreiro integrando saberes, fortalecendo vínculos e construindo o SUS

LOCAL: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Porto Alegre/RS), no auditório e sala anexa do prédio 50.

DATA: De 26 a 29 de janeiro de 2010, das 8h as 19h15.

VALOR: Entrada Franca.

INSCRIÇÕES: Pré-inscrições somente no site www.dida-ara.blogspot.com com vagas limitadas.

PROMOÇÃO: Faculdade de Psicologia – PUCRS por meio do Grupo de Pesquisa Processos Organizações dos Pequenos Grupos.

REALIZAÇÃO:

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS

Comunidade Terreira Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodô

PATROCÍNIO:

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGPP do Ministério da Saúde

APOIO: Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Uma resposta to “Eventos”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Projeto Picasso « Negrinha - 15 de setembro de 2010

    […] Eventos […]

Deixe um comentário